Sob a liderança do prefeito de São João do Tigre, Márcio Leite, a Associação dos Municípios do Cariri Paraibano (AMCAP) segue atuante nas discussões de pautas estratégicas que impactam diretamente os municípios da região do Cariri.
Entre as principais bandeiras defendidas pela entidade no âmbito estadual, e posteriormente encampada pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), destaca-se a proposta de redução dos cachês cobrados por bandas para os festejos juninos de 2026. A elevação excessiva desses valores tem provocado forte impacto nos cofres públicos municipais, comprometendo o equilíbrio financeiro e a capacidade de investimento das gestões locais.
Nesta semana, representantes da FAMUP e AMCAP estiveram reunidos com presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, para tratar do tema, diante da crescente preocupação dos gestores municipais com o impacto financeiro dessas contratações nos cofres públicos.
A orientação do Tribunal de Contas do Estado é de que não irá interferir nas prerrogativas dos gestores quanto à decisão de contratar atrações artísticas, mas que os gestores devem ficar atentos a realidade de cada município, lembrando das responsabilidades dos prefeitos com a administração pública e com os investimentos nas áreas de saúde, assistência social, educação e infraestrutura. Segundo ele, o município não pode ficar prejudicado apenas em função de contratações festivas.
A AMCAP reforça a importância do diálogo institucional e da união dos municípios na busca por soluções que garantam a manutenção das tradições culturais, sem prejuízo à responsabilidade fiscal.